Pioneira no lançamento das chamadas berlinas-coupé, quando se arriscou com o primeiro CLS, há já 12 anos, a Mercedes não quer deixar de ser a referência e está já na fase final dos preparativos da terceira geração de um modelo que conheceu grande sucesso.
Lançado em 2005, o CLS conheceu nova geração em 2011 que foi alvo de "restyling" em 2014. Agora, é altura de renovar um modelo que, entretanto, recebeu a forte concorrência do Audi A7 Sportback e do BMW Série 6 Gran Turismo. O facto de a Mercedes já ter apresentado um CLS Final Edition é a prova de que a geração actual estará prestes a sair de cena, esperando-se que o novo modelo seja apresentado ainda este ano (Frankfurt em Setembro? Los Angeles em Novembro?), para comercialização em 2018.
Outra diferença que a camuflagem mais leve deixa antever na parte de trás é uma mudança estética nas ópticas traseiras que deverão passar a ter um grafismo mais horizontal, como as do Classe S, em vez das "tiras" diagonais do modelo actual. Quanto à frente, parece ser mais baixa, com uma grelha revista e uma ópticas mais finas, o que significa que deverá ter um "look" mais agressivo e desportivo.
A nível de motorizações, o futuro CLS usará muitas das que já estão presentes, mas a única verdadeira novidade diz respeito ao topo-de-gama, ou seja, a versão AMG que deverá ser… menos vigorosa que antes. Espera-se que se fique pelo novo motor de seis cilindros em linha turbo de três litros, com 450 cv. E o motivo é simples: a AMG vai passar a ter sua própria berlina-coupé, com base no "concept" AMG GT mostrado em Genebra, essa sim com os mais poderosos motores V8 biturbo e não poderá haver concorrência interna…